As obras da lei
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/as-o bras-da-lei/teo lo gia
As obras da lei
digg
Entre 1947 e 1956, centenas de manuscritos antigos – incluindo cópias de quase todos os livros do Antigo Testamento – f oram descobertos, dentro de grandes vasos de barro, escondidos em 11 cavernas, nas montanhas do lado oeste do Mar Morto. Ao analisar sua escrita e submetê-los a testes radiométricos, os arqueólogos f icaram pasmos ao constatar que esses documentos tinham cerca de 2 mil anos de idade! Alguns haviam sido escritos nos dias de Jesus e outros até dois séculos antes!
Quem teria escrito os f amosos Manuscritos do Mar Morto? Por que teriam sido escondidos nas cavernas do remoto e inóspito Deserto da Judéia? Que segredos eles escondem? Essas perguntas continuam sendo debatidas até hoje por arqueólogos, historiadores, f ilólogos e teólogos. Mas algumas respostas surpreendentes já f oram encontradas.
Uma dessas surpresas ocorre num manuscrito conhecido como MMT (abreviatura da expressão hebraica
Miqsat Ma-ase ha-Torah = importantes obras da lei). Esse é o único escrito, f ora da Bíblia, que usa a expressão “obras da lei”. Antes de sua descoberta, essa expressão só aparecia nos escritos do Apóstolo
Paulo, onde severas críticas são f eitas às “obras da lei”. Paulo ensina, por exemplo, que “o homem não é salvo pelas obras da lei” (Gálatas 2:16) e que “todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo da maldição” (Gálatas 3:10).
O que Paulo queria dizer por “obras da lei”? Alguns acharam que ele estava se ref erindo à obediência à Lei de
Deus e concluíram, muito apressadamente, que os cristãos não precisavam mais obedecer aos Dez
Mandamentos. O MMT, contudo, aponta para um signif icado totalmente dif erente.
Seis cópias f ragmentárias do MMT f oram descobertas nas cavernas do Mar Morto, indicando que, provavelmente, muitas outras cópias f oram f eitas e distribuídas. O MMT é uma carta, com mais de 130 linhas, que tenta