Igreja Metodista realiza ato litúrgico em memória das vítimas da ditadura
Igreja Metodista realiza ato litúrgico em memória das vítimas da ditadura digg
A Igreja Metodista do Brasil realizará na próxima sexta f eira, (28/03) às 20hs na Catedral Metodista de São Paulo (Av Liberdade, 659) o Ato Litúrgico de resgate da memória de metodistas vítimas do golpe militar de 1964.Muitos metodistas sof reram perseguição e tortura naquela época de ditadura e até hoje vivem sequelas disso.
Em carta of icial, a Igreja Metodista se pronuncia: “Entre os brasileiros que tiveram liberdades suprimidas e direitos violados pelo regime ditatorial militar implantado no Brasil em 1964, com censura, prisões arbitrárias, tortura e assassinatos, estão muitos cristãos. Esses homens e mulheres pagaram o preço da busca por testemunhar seus princípios de f é em Deus e de compromisso com a causa da vida em abundância, ao se engajarem em ações pela justiça e pelo restabelecimento do estado democrático. As f eridas ainda abertas por este trágico recente passado do País só serão cicatrizadas quando essa memória f or reavivada e as novas gerações aprenderem dela “para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” (Paulo Evaristo Arns).
É neste espírito que a Assessoria Episcopal para Promoção de Direitos Humanos da 3a Região Eclesiástica da
Igreja Metodista (Grande São Paulo, Baixada Santista, Sul Paulista e Vale do Paraíba Paulista), promove, neste
28 de março, sexta-f eira, às 20h, o “Ato Litúrgico de Resgate da Mémoria de Metodistas Vítimas do Regime
Militar”.
Não f oram poucos os membros da Igreja Metodista que sof reram censura em suas atividades dentro e f ora da Igreja, que f oram presos, f oram vítimas de tortura, como Anivaldo Padilha, líder de juventude na época, que sobreviveu e hoje integra a Comissão Nacional da Verdade, e até mesmo assassinados, como Heleny Guariba, membro da Igreja