AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO PROFª MARIA ELISA DE ALBUQUERQUE MAIS – CAMEAM
CURSO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
Maria Poliana Ferreira de Lima Aquino
PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA
As novas tecnologias como ferramenta de ensino-aprendizagem de leitura e escrita
Pau dos Ferros, RN
2013
I. Introdução
Com o advento das novas tecnologias muitas mudanças têm acontecido nas sociedades contemporâneas. Inseridos nesse contexto de revolução digital em todo o planeta, a escola não poderia estar de fora desse patamar de inovações, em que o novo mistura-se às velhas concepções de aprendizagem de conhecimentos.
A escola como espaço privilegiado de construção de saberes precisa repensar as suas antigas práticas e inovar através das novas tecnologias disponíveis aos alunos, tendo em vista estes estarem inseridos nesse contexto virtual fora do ambiente escolar – seja em casa, seja em lan rauses – entre tantos outros pontos de acesso à informática, à internet.
Com as novas tecnologias – as chamadas TIC’s o acesso às informações ficou mais fácil, possibilitando de forma mais rápida e, portanto prática às várias atividades diárias das pessoas/usuários. Sendo assim, os alunos inseridos nesse contexto fazem uso diariamente das tecnologias para interagirem de variadas formas, de acordo com o interesse que lhe convém em cada momento de sua vida.
A esse respeito, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (2001, p. 140) para o ensino fundamental introduz que
O desenvolvimento das tecnologias da informação permite que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. Portanto, cada vez mais as capacidades para criar, inovar, imaginar, questionar, encontrar soluções e tomar decisões com autonomia assumem importância. A escola tem um importante papel a desempenhar ao contribuir para a formação de indivíduos ativos e