As Normas Aplicaveis Ao Perito Contador
Introdução
As Normas Profissionais do Perito Contador (NBC-P-2), foram criadas com o intuito de orientar o perito contador em relação aos seus direitos e deveres na elaboração de seu trabalho pericial. Servindo como base para distinção do que ele pode e não pode realizar quanto ao seu envolvimento num processo, onde as partes dependem de sua competência técnica profissional para um melhor veredito dos autos em questionamento de acordo com o autor Hoog.
As Normas Profissionais do Perito Contador (NBC-P-2) expressão que o perito contador no que tange ao seu papel profissional tem que manter uma postura correta diante das normas que rege a sua profissão e seu trabalho, disposto que caso este cometa um erro que prejudique o andamento do processo, está sujeito a severas punições que vão de multa até cassação do mandato de exercer sua profissão.
A avaliação de um Perito sobre um problema deve ser realizada dentro de critérios metodológicos rigorosos, para que possa ser traçada uma forma de trabalho sistemática, contribuindo para tomar uma decisão mais acertada. Com este intuito deve o perito estudar, avaliar e observar muito bem as normas aplicáveis a ele de acordo com as Normas Profissionais do Perito Contador (NBC-P-2).
Esta Norma estabelece regras e procedimentos técnico-científicos a serem observados pelo perito, quando da elaboração de perícia contábil, no âmbito judicial, extrajudicial, inclusive arbitral, mediante o esclarecimento dos aspectos e dos fatos do litígio por meio de exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação, ou certificação.
As Normas aplicáveis ao perito-contador retratam regras de direito e deveres que este deve observar e cumprir na elaboração de seus trabalhos periciais, estas leis são as bases, para que possa atingir um bom desempenho e resultado sobre os questionamentos em litigio.
Conceito
Segundo Magalhães(2014), entende – se por pericia o trabalho de notória especialização feito