As mudanças familiares reflexos do passado ou avanços do presente?
O lugar de convivência das pessoas e dos entes tem sido no decorrer dos séculos a família. Historicamente aglomerados foram transformados em grupos e definidos no desenrolar e formação das civilizações antigas. Tais influencias familiares tiveram momentos importantes junto aos imperadores,governos,guerras,educação,ciência e sentimentos.O feudalismo vivia o apogeu.Por isso , que esperar do futuro em relação a sociedade e as famílias?
A revolução industrial é apontada por estudiosos como um fator determinante de mudanças global. A partir desse crescimento conseguiu interferir na rotina familiar, que antes fora caseira, instalando-se um novo modo de ser, de viver e compreender do mundo.
A nova sociedade capitalista e as relações sociais de produção influenciariam de certa forma, grandes grupos considerados hegemônicos, tais como, estado, ”igreja” e por ultimo família. A pergunta é: que interferência tem ou teria a sociedade na dinâmica familiar?
O patriarcalismo perdeu o lugar com tantos avanços e mudanças sociais. A entrada da mulher no mercado de trabalho mudaria a estrutura milenar tão difundida.
Alem disso, no âmbito de agregação e convivência cresce o numero de famílias completamente desestruturadas onde a violência domestica é a força que agride os membros. Os princípios de boa educação e moral não encontram mais lugar nos padrões de aceitação.
Os jovens se reúnem com os colegas para se diversão, namoro, atos de violência e o abuso das drogas. Eles são partes das novas tribos urbanas com seus celulares, notebooks e redes sociais invadindo as camadas da sociedade e por extensão a “família”. Não há mais tempo de qualidade dedicado aos futuros adultos , que recorrem a outras fontes de convivência sentimental.O que fazer mediante isso?Essa é a nossa