trabalho portifolio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo destacar alguns fatores que estão repercutindo a cerca da família, as relações familiares na contemporaneidade. Oportunizar um olhar reflexivo a respeito da família e da sua nova configuração das condições de vida, como foi à entrada da mulher no meio de trabalho, relatar a ausência de políticas públicas de emprego e deterioração das condições de vida, mostrar em poucos relatos como está sendo as configurações familiares do século xx.
Através de análises busca-se compreender um conceito de família contemporânea que difere de forma considerável da família tradicional e da família no início da modernidade.
A família contemporânea passa por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior expressão dos afetos e busca de autonomia dos seus membros.
A partir da Revolução Industrial, as relações familiares adquiriram novas características. A entrada da mulher no mercado de trabalho e as alterações econômicas e sociais vivenciadas entre as décadas de 80 e 90 foram fatores responsáveis por uma nova configuração familiar.
As descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico não só permitiram o aumento da expectativa de vida, como também propiciaram o planejamento familiar. Assim, as famílias numerosas e extensas tornam-se menores à medida que se deslocam para as áreas urbanas em busca de trabalho e de melhores condições de vida.
Nas últimas décadas do século xx, presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade brasileira que foi a inserção, cada vez mais crescente da mulher no campo de trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais. A mulher que antes era vista pela sociedade, pelos costumes em apenas cuidar da casa e em função de gerar filhos, passa