Estudo dos materiais empregados em pavimentação
Este trabalho apresenta os diferentes termos técnicos empregados em defeitos que ocorrem nos pavimentos flexíveis. Relatando-se definições sobre o pavimento, suas camadas e classificação, sendo rígidos ou flexíveis, com enfoque nos pavimentos flexíveis e seus defeitos.
Nos serviços de pavimentação mostraram-se os tipos de materiais betuminosos, equipamentos utilizados em pavimentação e as condições do tempo para execução. Feito levantamento expedito e análise das fotos, classificando as condições do pavimento, bem como a identificação do defeito e possíveis causas que o levaram a fadiga.
Este trabalho foi desenvolvido por meio de visita em campo, no município de Criciúma - SC.
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – Objetivo
Este trabalho tem como objetivo identificar os mais variados tipos de defeitos em pavimentos flexíveis, bem como tentar identificar as causas que o levaram a fadiga.
Este trabalho serve para complementar o assunto já visto em sala de aula e melhor entender e identificar os diferentes tipos de defeitos nos pavimentos flexíveis. Foi realizado levantamento expedito em um determinado trecho de uma rodovia executada com pavimentos flexíveis.
3 – REFERNCIAL TEÓRICO
3.1 – Estudo dos Materiais Empregados em Pavimentação
Os materiais empregados em pavimentação podem ser classificados como inertes e ligantes.
3.1.1 – Materiais Inertes
São os agregados minerais, tais como: pedra britada, areia, pó de pedra e o filler. Para a escolha dos agregados devem ser consideradas as seguintes características principais:
a) Peso específico elevado;
b) Porcentagem de vazios;
c) Resistência a compressão;
d) Fiabilidade;
e) Desgaste por atrito;
f)