As mudanças em cuba
DESCRIÇÃO:
Realize uma pesquisa sobre a seguinte temática:
" Nos últimos dias o mundo vê surpreso às mudanças anunciadas para a economia cubana. Quais os impactos que essas mudanças devem gerar nas Américas."
Após a pesquisa e leitura do instrucional desta disciplina, organize o seu trabalho da seguinte forma:
TÍTULO: As mudanças em CUBA
OBJETIVO: Identificar quais os movimentos econômicos gerados a partir das mudanças econômicas de CUBA.
JUSTIFICATIVA: Com esse levantamento identificaremos os países que se aproximarão de CUBA, como será esta aproximação, bem como a postura dos EUA em relação a CUBA.
INTRODUÇÃO:
As mudanças econômicas de CUBA despertam interesse de investimento em diversos países de diversas regiões do mundo. A necessidade de reformulação da economia vem da necessidade de atender as necessidades básicas do povo cubano, em um estado que é lento na tomada de decisões e em suas ações. Os movimentos de Raul Castro, identificando a necessidade de uma reformulação econômica de seus mercados produtivos e a busca efetiva de investidores externos, desperta interesse em um grande número de países em iniciar ou ampliar relações de comércio com CUBA.
DESENVOLVIMENTO:
Apesar de CUBA ter um status positivo quanto a aspectos relacionados a desenvolvimento nas áreas da saúde e educação, percebe-se que este país não possui desenvolvimento tecnológico em sua cadeia produtiva, seja mercado primário ou mercado de alta tecnologia. Esse déficit tecnológico faz de CUBA um país importador de produtos de diversas partes do mundo, mesmo produtos dos EUA, país que mantém embargo econômico a CUBA, eram importados indiretamente via outros países como México e Canadá.
O posicionamento de Raul Castro, com uma postura critica as condições sociais de CUBA, admitindo publicamente ao mundo as carências e necessidades produtivas e tecnológicas de CUBA e a “disponibilidade” de diálogo com investidores, faz com que o mundo