As Maos Dos Pretos
Este texto, apesar de não literalmente, e com toda a sua carge de ironia, é uma forte crítica ao racismo.
Quem o escreveu não é branco; se o fosse, este texto perderia boa parte do seu impacto, deixaria de ter a moral que tem e poderia parecer um apelo ao racismo. No entanto, o autor deste conto é de raça negra e poderá ver-se aquilo que ele sente por entre as linhas do episódio que retratou.
Genericamente, com este texto, vemos a representação de uma realidade atual: ainda hoje muitos são discriminados devido à cor da sua pele, à sua situação social, à sua religião, à sua sexualidade… Tudo é motivo para pôr outros de parte.
Mas voltemos a este conto, que fala da discriminação das pessoas negras por parte das pessoas brancas.
No primeiro parágrafo, uma personagem (o professor!) refere que os pretos são inferiores aos brancos, que ao contrário destes só há pouco tempo é que deixaram de ser bichos. Não será esta uma forma de dizer que estes são inferiores aos de raça branca? Que são menos Humanos que nós? Acredito que sim e isto está completamente errado, todos somos igualmente humanos, todos merecemos o mesmo respeito e dignidade.
No resto do conto os pretos são sempre considerados inferiores. É dito várias vezes, por diversas personagens, que a sua função é trabalhar para os seus patrões. Poderia tratar-se ou não de escravatura, mas, mesmo que tal não acontecesse já, uma vez que podemos localizar a ação em Moçambique e em pleno século XX, estamos perante uma situação de exploração de pessoas por outras, com base na cor da pele de cada um.
Todos temos direito à liberdade, e é este tipo de liberdade o mais importante. Não a liberdade de sair à noite, ou de poder fazer coisas completamente supérfluas e desnecessárias. Enquanto não existir este tipo de liberdade, enquanto a escravatura, a exploração do homem pelo homem não terminar, o mundo não pode avançar.
No final deste conto, após serem mencionadas mais algumas opiniões racistas sobre o porquê de os