Resumo esquemático do conto "A mão dos pretos"
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E O CÂNONE OCIDENTAL
FÁBIO CONCEIÇÃO CUNHA
RESUMO ESQUEMÁTICO DO CONTO “AS MÃOS DOS PRETOS”, DE LUIS BERNARDO HONWANA
Salvador
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE LETRAS – DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
LET C 47 – LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E O CÂNONE OCIDENTAL
DOCENTE: Jesiel Ferreira de Oliveira Filho
DISCENTE: Fábio Conceição Cunha
AS MÃOS DOS PRETOS
Resumo esquemático
Narração
O conto escrito por Luis Bernardo Honwana, é narrado praticamente em 1ª pessoa, por um personagem cujo nome não se revela, uma criança negra que, num curioso processo de descoberta, ao indagar vários conhecidos nas redondezas onde vive, a procura de suas origens simbólicas, busca saber porque os pretos possuem as mãos brancas.
Contextos
Em cada uma das explicações dadas pelos respectivos personagens do conto, sobre o motivo pelo qual as mãos dos pretos são brancas, revela-se uma série de papéis sociais, que, como construtos de uma memória opressiva e dramática, expõem a dor individual a partir do social, seja pela disseminação geográfica de sua cultura, seja por difusões políticas e religiosas que nela se engendram.
Personagens
O conto é composto, ao todo, por 7 personagens: a criança negra, que é o personagem principal, narrador do conto, o senhor padre, dona Dores, senhor Antunes da Coca-Cola, senhor Frias, dona Estefânia e a mãe do personagem principal, cada um deles com uma concepção diferente a cerca do motivo pelo qual as mãos dos pretos são brancas. Das características dos personagens, quase nada é revelado, deixando espaço para que o próprio leitor faça sua interpretação, a partir de uma ou outra referencia implícita do próprio conto.
Enredo
O enredo é construído a partir de um ambiente onde uma criança negra moçambicana, enquanto busca se encontrar em meio a tradição cultural,