As Manifestações Sociais no Brasil
1. Introdução 03
2. Desenvolvimento: As manifestações sociais no Brasil 05
3. Considerações finais 11
Referências 13
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as manifestações da questão social no Brasil Pois, requer levar em consideração o processo histórico da formação da sociabilidade capitalista e suas particularidades. A recente onda de manifestações que varre o Brasil de norte a sul surpreendeu muitas pessoas, que assistiram atônitas a forma como um movimento que começou pequeno, contra o aumento da tarifa de transporte público, agora abraça outras causas e conseguiu mobilizar mais de um milhão de pessoas em várias cidades.
Ao analisar os movimentos sociais no Brasil que revelam forte enfoque, nas tomadas de decisões. Cada um dos movimentos possuí uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira. A grande novidade destes grupos é sua independência com relação aos políticos profissionais e aos partidos, bem como sua capacidade de expressar os desejos de base da sociedade. Que ao se tornarem mais numerosos e atuantes, são vistos como formas autênticas de participação popular, onde a democracia interna garante, tanto a manifestação de uma vontade coletiva, quanto o confronto direto com as políticas públicas autoritárias.
Em meio a tantos absurdos, há ainda quem diga que as manifestações dos últimos dias estão manchando a imagem do país, e ainda podemos ver alguns comentários insanos, julgando alguns atos de vandalismo presentes durante algumas manifestações, no entanto, venhamos e convenhamos tudo não passa de uma revolta popular iniciada por causa do descaso do atual governo com o povo brasileiro. Quebrar vidraças, por exemplo, é uma reação mínima, perto do desvio de verbas públicas da qual