AS liçoes e inovações de Steve Jobs
Fonte: | 06 de novembro de 2013
Em apresentação no fórum HSM Expomanagement, Walter Isaacson, único a escrever uma biografia autorizada de Jobs, contou alguns segredos do gênio
Quando Steve Jobs disse a Walter Isaacson que queria que ele escrevesse a sua biografia, ele o achou muito arrogante. Afinal, antes do pedido, ele havia biografado Albert Einstein e Benjamin Franklin.
Porém, não foi só arrogância que Isaacson viu ali. Ele também viu muita paixão pela beleza,tecnologia e negócios. E com base nesta percepção, decidiu atender ao pedido do fundador da Apple.
Segundo ele, o livro, que contou com a colaboração de 150 pessoas que trabalhavam com Jobs, é uma grande lição sobre paixão, mas também sobre o que não fazer quando se é chefe. Veja as características mais marcantes que fizeram de Steve Jobs referência em liderança e inovação, contadas por Isaacson, durante o fórum HSM Expomanagement:
Pensar mais no produto do que no lucro
De acordo com Isaacson, Jobs acreditava que, investir em um algo único e bonito, consequentemente levava ao lucro. O foco nos resultados poderia causar a necessidade de cortes durante o desenvolvimento do produto e este sofreria perda de qualidade.
Cuidar do que está por dentro, e não somente do que é visível
Em uma das conversas para a biografia, Jobs levou Isaacson até uma cerca que ele havia construído junto com seu pai, na infância. No momento da construção, o pai tinha dito a ele que o lado interno da cerca deveria ser tão bonito quanto o de fora. Jobs argumentou dizendo que ninguém veria aquela parte e seu pai retrucou dizendo: “mas você sabe”.
Essa foi a lógica que Jobs usou para desenvolver todos os seus produtos, segundo Isaacson. Quando produziu o primeiro Macintosh, em 1984, ele disse aos engenheiros que o circuito impresso do computador era horrível porque os chips não estavam alinhados. Então, eles redesenharam toda a sua parte interna, antes de voltar a