Guaraná Jesus
O guaraná Jesus ganhou a medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design.
Em sua embalagem, a cor rosa representa a própria cor do produto, o ‘’Jesus’’ caligráfico é a própria assinatura de seu criador, remetendo às suas origens artesanais, e o desenho no meio da embalagem foi inspirado nos azulejos coloniais de Portugal.
O slogan atual é “O sabor de viver o Maranhão”, mas já foi “Guaraná Jesus, porque nem só de pão vive o Homem”, "O Sonho Cor-De-Rosa", e "Abençoe sua sede!”.
História
O Guaraná Jesus é obra do farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que ironicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. Ele, em sua empresa, produzia medicamentos como antigripais, por exemplo. Ele decidiu adquirir algumas máquinas gaseificadoras que ficaram paradas durante algum tempo depois de ter tido problemas com a patente de um produto. Foi então que o farmacêutico resolveu produzir águas gasosas e refrigerantes, para dar utilidade às máquinas.
O refrigerante foi criado acidentalmente em 1920 quando Jesus tentou sintetizar o remédio que estava em evidência no momento com sua máquina de gaseificação. O seu primeiro refrigerante tinha um leve sabor amargo, que não agradou a maioria dos degustadores. Obstinado, continuou com as suas experiências, logo chegando à fórmula do Guaraná Jesus, muito bem aceita pela sua cor e pelo sabor adocicado, com traços de cravo e canela. A família Jesus manteve uma fábrica própria até o início da década de 1960, quando a fábrica foi vendida para a então Cervejaria Antarctica Paulista, sem a marca. Os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após alguns anos, o contrato foi rompido.
A marca de refrigerante Guaraná Jesus foi vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes em 1980 e em 2001 a Coca-Cola comprou os direitos sobre a