Pesquisa quantitativa x Pesquisa qualitativa
Podemos diferenciá-las em quatro aspectos:
Diferenças quanto à amostra:
Um exemplo é de pesquisa quantitativa é a pesquisa eleitoral, já traz seus resultados em números e percentuais;
Diferenças quanto à amostra
Considerando a pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa, os seus resultados não são projetados para a população, já que utilizam normalmente amostras pequenas. Já na pesquisa quantitativa, por utilizarem amostras representativas da população, projetam seus resultados para a população.
Qualitativa - não há preocupação em projetar resultados para a população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.
Quantitativa - exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada.
Diferenças quanto à entrevista
Quanto às entrevistas, a principal diferença entre as pesquisas qualitativas e quantitativas está relacionado à forma como são conduzidas. Na pesquisa qualitativa as entrevistas são geralmente discussões em grupo, ou seja, um bate papo em que são gravados os depoimentos do grupo entrevistado. Pode ocorrer também entrevistas pré-agendadas, as chamadas entrevistas em profundidade, em que ocorre privacidade, ou seja, cada entrevistado é ouvido individualmente. Porém, na pesquisa qualitativa não há nenhum critério pré-definido quanto à escolha dos entrevistados. Já na pesquisa quantitativa isso não ocorre. Os pesquisadores selecionam previamente os entrevistados quanto às características de interesse. Aqui, as entrevistas são feitas sempre individualmente.