Marketing -Análise SWOT do Guaraná Jesus
A SWOT, conhecida também aqui no Brasil como FOFA, é uma matriz em que se identificam as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Permite distinguir o ambiente interno - (fatores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo (fatores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças) da organização.
A elaboração desta matriz é importante pois permite à empresa e aos seus decisores antecipar-se frente às ameaças e as oportunidades emergentes, aperfeiçoando as oportunidades e reforçando as suas fraquezas. A matriz SWOT permite assim uma visão interna da organização relativamente à sua concorrência e uma visão externa do mercado e das suas evoluções possíveis.
A identificação do ambiente interno e externo revela-se muito útil para estabelecer estratégias e definir prioridades, tal como para decidir qual a direção a ser tomada de forma a atingir o objetivo, tendo sempre sob um olhar crítico, as ameaças.
“A análise SWOT objetiva identificar os pontos fortes e fraquezas de uma organização bem como oportunidades e ameaças ambientais. Tendo esses fatores identificados, é possível construir pontos fortes, eliminar pontos fracos, aproveitar oportunidades e enfrentar as ameaças.” (DYSON, 2004).
Abaixo, a matriz SWOT (ou FOFA) do Guaraná Jesus:
123888573025Pontos positivos
Pontos negativos
00Pontos positivos
Pontos negativos
530225240030Ambiente interno
Ambiente externo
00Ambiente interno
Ambiente externo
Comparando a matriz SWOT com os seus principais concorrentes, após um estudo das semelhanças e diferenças, obtêm-se um resultado significativo para implementar mudanças efetivas em sua empresa e realizar melhorias.
Abaixo, a matriz SWOT (ou FOFA) de uma concorrente, Pepsi Cola:
1189355131445Pontos positivos
Pontos negativos
00Pontos positivos
Pontos negativos
451485231140Ambiente interno
Ambiente externo
00Ambiente interno
Ambiente externo
Abaixo, a matriz SWOT