Sukita
MBA Marketing e Vendas
Planejamento de Comunicação
1. Análise Situacional – Macroambientes
1.1. Econômico
Segundo a UFLA, Universidade Federal de Lavras, o setor de bebidas foi um dos responsáveis por segurar a inflação no mês de março de 2013.
A inflação, que é medida pelo Índice de Preço ao Consumidor, ficou mais amena no mês de março com relação ao final do ano passado, chegando ao um índice de 1,04%.
As promoções de bebidas foram um dos pontos que levaram esse setor a influenciar a inflação positivamente.
1.2. Político-legal
O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) determinou a partir de setembro de 2006 novas regras éticas para anúncios de alimentos e bebidas destinados ao público infanto-juvenil.
A justificativa do órgão se faz pela razão que o público possui uma personalidade teoricamente sem maturidade para avaliar os apelos de consumo expressos nas publicidades.
Entre as novas regras, a publicidade de refrigerantes, sucos e achocolatados não poderá encorajar o consumo excessivo dos mesmos, assim como apresentá-los como substitutos de refeição.
1.3. Sócio-cultural
O público alvo da bebida em estudo é o infanto-juvenil (10 a 15 anos), representando aproximadamente 24% da população total brasileira (IBGE).
Com características marcantes, esse público se torna cada vez mais exigente, não sendo diferente no setor de bebidas.
Com a grande demanda de informações, procura sempre estar atento as novidades. Aprecia bebidas com coloração forte e sabor mais adocicado, além de uma embalagem com um diferencial no design.
Preocupado com a saúde, procura produtos mais naturais e com qualidade.
1.4. Tecnológico
Com o avanço constante da tecnologia, uma das maneiras de atingir esse público será através de ferramentas nesse ambiente.
Dispositivos móveis são hoje o principal atrativo desse público, com modelos desenvolvidos para o mesmo.
Assim, a utilização desse