De onde vem a inovação
Jobs suspendeu a produção da máquina, logo depois a Apple relatou uma perda trimestral de 247 milhões de dólares, ele ficou possesso, pois falhara redondamente ao jugar o mercado. O Cube foi um dos raros tropeços de Jobs desde que retornou à empresa, e, com isso, Jobs aprendeu uma valiosa lição.
Prestar atenção à experiência do usuário é uma das coisas que deu a Jobs a reputação de inovador. A inovação é um fenômeno complexo que vem de muitos lugares, mas grande parte dela na Apple é informada pela cuidadosa atenção de Jobs. Seu instinto quanto à experiência de usar seus produtos é o que impulsiona e informa a inovação da Apple, o Cube foi uma das raras ocasiões em que ele não prestou atenção.
A inovação é um dos tópicos mais quentes nos negócios hoje em dia, as empresas ficam desesperadas para encontrar a chave mágica da inovação. A visão de Jobs não é pensar na inovação em si, mas sim em fazer produtos excelentes. Sob a liderança de Jobs a Apple adquiriu a reputação de ser uma das empresas mais inovadoras na tecnologia, pois trouxe ao mercado um fluxo constante de inovações, como por exemplo: o primeiro computador pessoal, o Mac, o iPod, entre outros.
Steve também desenvolveu diversos modelos de negócios inovadores, como é o caso do iTunes, loja virtual de musicas, competindo com as redes de compartilhamento ilegais.
As lições de Steve no final do capítulo são: Não perca o consumidor de vista, estude o mercado e o setor, não pense conscientemente sobre inovação, concentre-se nos produtos, lembre-se de que os motivos fazem diferença, roube, conecte, estude, seja flexível, faça protótipos, pergunte aos clientes.