As inteligencias múltiplas e seus estimulos
DAYANA MIRANDA DE SOUZA – 201181284 Curso Pedagogia
EDIANE DO NAZARETH BARRETO – 201181290 Curso Pedagogia
FLÁVIA DA SILVA VIEIRA DE ANDRADE – 201110489 Curso Pedagogia
MARIANA BONFIM RODRIGUES – 201181285 Curso Pedagogia
SILENE DO RAMO SILVA RODRIGUES – 201110514 Curso Pedagogia
ANÁLISE DO LIVRO “AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SEUS ESTÍMULOS DE CELSO ANTUNES”
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO DE 2011
DAYANA MIRANDA DE SOUZA
EDIANE DO NAZARETH BARRETO
FLÁVIA DA SILVA VIEIRA DE ANDRADE
MARIANA BONFIM RODRIGUES
SILENE DO RAMO SILVA RODRIGUES
Trabalho sobre o livro: “As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos”
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Psicologia da Educação do curso de Pedagogia, ministrada pela professora Marilce Couto Pìres.
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO DE 2011
1) O que é inteligência? Inteligência significa a capacidade cerebral pela qual conseguimos penetrar na compreensão das coisas escolhendo o melhor caminho, um fluxo cerebral que nos leva a escolher a melhor opção para solucionar uma dificuldade e que se completa como uma faculdade para compreender, entre opções, qual a melhor; ela também nos ajuda a resolver problemas ou até mesmo a criar produtos válidos para a cultura que nos envolve.
2) A inteligência pode aumentar? Sim. É possível afirmar com evidências científicas nítidas, que a inteligência humana pode ser aumentada especialmente nos primeiros anos de vida, mesmo admitindo que as regras desse aumento sejam estipuladas por restrições genéticas.
3) A inteligência pode envelhecer? Sim, mas o envelhecimento não ocorre com todas as inteligências ao mesmo tempo e, principalmente, não ocorre com a mesma intensidade nos dois hemisférios cerebrais. Ocorre muito por falta de estímulo – o que seria o mesmo que dizer por falta de “ginástica” – do que por razões de natureza biológica.
4) O que significa “janela das