As instituições federais e as cotas
As Instituições Federais de Ensino e a Lei de Cotas
As leis de cotas têm por objetivo promover a igualdade social, tentando corrigir injustiças históricas dentro de nosso país. Assim a chamada Lei das Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) obriga as universidades, institutos e centros federais a reservarem para candidatos cotistas metade das vagas oferecidas anualmente em seus processos seletivos. Essa determinação deve ser cumprida até 30 de agosto de 2016, mas já em 2013 as instituições tiveram que separar 25% da reserva prevista, ou 12,5% do total de vagas para esses candidatos.
Segundo o palestrante, o desenvolvimento dos alunos cotistas dentro das universidades é semelhante ou superior aos alunos que ingressam no ensino superior através da ampla concorrência, o que demonstra que as cotas têm funcionado dentro do esperado, igualando as oportunidades independente de raça, situação financeira, ou ensino ao longo da vida.
Pode-se destacar dentro do tema abordado, a expansão da lei de Cotas para alunos que queiram ter um Curso Técnico, com a criação do programa Pronatec,por exemplo, que permite o ingresso de estudantes a níveis profissionalizantes, através do Enem.
Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Ouro Branco.
Tuane Tayrine Mendes Cardozo- Técnico em Logística
Gestão Sustentável e Competitividade
Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.
Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e à