As influências filosoficas na psicologia
Descartes comparava as pessoas com robôs, pois para ele no mecanicismo os nossos músculos se moviam como peças de um robô sendo o coração como uma mola, os nervos como cordas , as juntas como rodas e imprimindo movimento em todo o corpo.
(02) Qual a diferença entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores ?
Os outros acreditavam que a mente tinha grande efeito sobre o corpo, enquanto esta tinha pouco efeito sobre a mente. Mas Descartes acreditava qye a mente tinha sim efeito sobre o corpo , mas o corpo tinha mais efeito sobre a mente.
(03) Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana ? Qual papel do ''Conarium'' ?
Que a mente é imaterial , ou seja, não tem substância física mas tem a capacidade de pensamento, e isso a separa do mundo material ou físico. Ele diz que o corpo e a mente se conectam e se concentram em apenas um ponto , e a única estrutura cerebral unitária que não era dividida e nem duplicada em cada hemisfério era o corpo pineal ou seja, conarium.
(04) Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas ?
Ideias derivadas = surgem da aplicação direta de estímulos externos, tais como o som do sino ou a imagem de uma árvore, são produtos das experiências dos sentidos.
Ideias Inatas = não são produzidas por objetos do mundo externo mas desenvolvidas pelo consciente , por exemplo : Deus, o eu, o maravilhoso.
(05) Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia ?
Empirismo : A busca do conhecimento por meio da observação e da experimentação.
Materialismo : Doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos.
Positivismo : Doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis.
Esses 3 vieram a