As ideologias resumo o que direito
O positivismo é a redução do Direito a norma estabelecida,
De modo, as normas impõem padrões de conduta, O positivismo é a redução do Direito a norma estabelecida, são destacadas várias espécies de positivismo: o positivismo legalista (voltado a lei, mesmo incorporando outro tipo de norma da á lei superioridade), positivismo historicista (voltado a normas jurídicas não escritas, anteriores a lei) Cabe ressaltar que o direito aparece então como uma forma de controle social. Assim as regras tais estabelecidas só podem ser alteradas segundo as vontades ditadas por essa classe dominante. Todas as diversas formas de positivismo têm como ponto de partida que a é lei e o Estado. Somente o Estado detém o poder exclusivo de criar leis para manter tal ordem. Outro mimo da ideologia positivista é a segurança jurídica por ela criada. O direito natural também possui espécies: o direito natural cosmológico é o direito como resultado da natureza, no cosmos (universo), o direito natural teleológico (deduzia a vontade de Deus).
As ideologias refletem certas características do Direito, embora deformadas. Os positivistas conservam o Direito como a ordem social estabelecida pelas classes dominantes. Já o jusnaturalistas insistem num critério de avaliação de normas: a justiça social.
Só a dialética poderia unificar o discurso da positividade e Justiça, da elaboração de normas e de sua legitimidade, assim o Direito positivo não deve ser apoiado por complementos do Direito Natural.