atps fifica
1505 palavras
7 páginas
Esquema básico para o funcionamento de um elevadorA cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituida por duas longarinas fixadas em cabeçotes ( superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro.
O contrapeso consiste em uma armação metalica formadas por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixadas pesos intermediarios, de tal forma que o conjunto tenha o peso total igual ao do carro, acrescido de 40 à 50 % da capacidade licenciada.
Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), atraves de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbadas em vigas de concreto ou de aço na caixa.
O carro eo contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de maquinas ou na parte superior da caixa.
O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é proporcionado pela maquina de tração, que imprime a polia a rotação necessaria para garantir a velocidade especificada para o elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor. A parada é possibilitada pela ação de um freio instalado na maquina.
A caixa é o recinto formado por paredes verticais, fundo do poço e teto onde se movimentam o carro e o conta-peso. As paredes devem ser construídas de material incombustível formando superfície lisa. Não pode existir na caixa qualquer equipamento além do necessário para o funcionamento do elevador.
Lembrando que des da sua ivenção, o elevador continua funcionando com o mesmo esquema (carro, polia e contrapeso) é claro que com algumas modernidades, mas o esquema padrão prevalece.
Normas técnicas vigentes para a instalação de elevadores
1.Normas
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) emitiu as seguintes normas sobre Elevadores Elétricos, Escadas Rolantes e Esteiras Rolantes:
1.1.Elevadores Elétricos – Terminologia Norma