as forças de mercado
Anir Rabelo
1.Introdução
Situações: * ocorre quebra na safra agrícola – os preços de alimentos sobem no país; * conflitos no Oriente Médio – sobe o preço da gasolina.
Qual a origem desse fenômeno? é a ação da oferta e demanda: caso quebre a safra agrícola, os alimentos ficam mais escassos gerando tendência à elevação de seus preços.
Oferta e demanda: forças que movem as economias de mercado, porque, nessas economias, determinam as quantidades que serão produzidas e vendidas dos bens e serviços, e seu preço.
Economia de mercado: produtos e serviços são produzidos por alguns para serem vendidos no mercado – eles constituem a oferta. Famílias seguem para o mercado em busca de bens que possam satisfazer as suas necessidades (os produtos e serviços)- o que constitui a demanda. As famílias usam sua renda para adquirir os bens.
Encontro entre oferta e demanda no mercado, determina o preço de venda dos bens e dá as diretrizes para que sejam alocados os recursos escassos (o que e quanto produzir).
2. Mercados e concorrência
Definição de mercado: grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço. Conjunto de compradores do bem em questão determina a demanda. Conjunto de vendedores do bem em questão determina a oferta. Total da demanda pelo bem e da oferta do bem constituem o mercado desse bem.
Há vários tipos de mercado:
* há mercados mais ou menos organizados: por exemplo, as bolsas de mercadorias onde se negociam commodities1 são mercados bem organizados; já o mercado de pastéis de uma dada cidade não é organizado, no sentido de que os vendedores estão dispersos por vários locais e os vendedores não se encontram para participar de um eventual “leilão de pastéis”.
* Há mercados que são visíveis fisicamente, como o mercado de automóveis usados que ocorre aos domingos na região da Pampulha em Belo Horizonte; outros não se pode enxergar, como o