estetica
CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
ESTÉTICA FACIAL II ESTUDO DE CASO
ARIELA BARBOZA GELAIN
CANOAS
2014
Anamnese do Caso: Cliente do sexo feminino, idade de 21 anos, solteira, pratica atividade física, não usa medicamentos, ingere cerca de 1, 5 litros de água por dia, não fuma e não ingere bebidas alcoólicas, faz uso de comprimidos anticoncepcionais. Utiliza diariamente, sabonete liquido facial, tônico e filtro solar. A cliente com fototipo II, apresenta pele de lubrificação mista, hidratada, com queratinização média, acne grau I e olheiras vasculares.
Queixa principal:
Cliente relata queixa de pele oleosa, e acne na região frontal
Avaliação facial
. A cliente com fototipo II, apresenta pele de lubrificação mista, hidratada, com queratinização média, acne grau I na região nasal e frontal, olheiras vasculares, rugas em movimento na região nasogenianas.
Fundamentação teórica dos problemas estéticos identificados.
Acne vulgar é uma doença crônica, multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea. Em geral, surge na puberdade, em ambos os sexos, correspondendo, nesta faixa etária aproximadamente 80% da queixa dermatológica nos consultórios médicos (KEDE, 2003).
Existe uma tendência hereditária na acne, transmitida por genes autossômicos dominantes. O tamanho da glândula sebácea, sua atividade na puberdade e queratinização anômola folicular podem ter inflûencia genética. Quando ambos os pais tem acne, a possibilidade de aparecimento da acne é de 50%, com gravidade variável. (KEDE, 2003). A acne é divida em graus: Grau l (caracteriza-se pela presença de comedos, existência de algumas pápulas e raras pústulas foliculares); Grau ll (caracteriza-se pela presença de comedos abertos, de pápulas, com ou sem eritema inflamatório e de pústulas). Grau lll (comedos abertos, pápulas, pústulas e