As For As Atuantes Em Um Par De Engrenagens
As forças atuantes nas engrenagens podem ser decompostas nas direções radiais (Fr32) e tangenciais (Ft32), como mostrado na Fig. 5.9a.
Somente a componente tangencial transmite potência (Força útil). A componente radial tende a separar as árvores. Fazendo Ft = Wt, o torque transmitido (T) pelas engrenagens pode ser calculado por:
A potência transmitida (H) pode ser calculada pela equação:
Para o dimensionamento do sistema de transmissão foi adotada a metodologia de Melconian. Sabe-se que os conjuntos formados por polias e correias e os formados por engrenagens são responsáveis pela transmissão da velocidade do motor para a máquina. Normalmente os motores possuem velocidades fixas, assim esses conjuntos transmissores de velocidade são capazes também de modificar a velocidade original do motor para atender às necessidades operacionais da máquina, sistema conhecido como sistema de redução.
Segundo Melconian em qualquer sistema de transmissão considera-se o movimento circular existente, para isso utiliza-se da equação abaixo para encontrar a velocidade angular do movimento.
A Rotação do motor, apresentada na equação abaixo, é definida como o número de ciclos que um ponto, movimentando-se em trajetória circular de raio “r” em um minuto.
Tem-se:
Mas, isolando ω na equação acima, obtém-se a equação:
Para as transmissões de movimento, o torque, calculado pela equação 04, é definido por meio do produto entre a força tangencial (FT) e o raio da peça.
Para que haja engrenamento entre duas engrenagens, é condição indispensável que os módulos sejam iguais.
Diâmetro primitivo da engrenagem é encontrado através da equação: