maquinas maritimas
a) O torque que cada árvore transmite.
b) As forças atuantes em cada engrenagem. Faça um desenho esquemático mostrando estas forças. c) Qual a influência existente nos cálculos acima, se a engrenagem B fosse retirada?
II. Uma engrenagem cilíndrica helicoidal tem 85 dentes, ângulo de ação normal de 200, ângulo de inclinação da hélice de 300 e módulo normal de 5 mm. Esta engrenagem deverá ser acoplada a um pinhão que transmite 5 kW a 1150 rpm. O número de dentes do pinhão é o mínimo necessário par que não haja interferência. Determine:
a) O número de dentes do pinhão.
b) As forças atuantes nas engrenagens.
c) Faça um desenho esquemático destas forças atuantes no dente.
d) Se esta engrenagem fosse transformada em uma engrenagem cilíndrica reta, com todas as características idênticas à engrenagem helicoidal anterior, exceto o ângulo da hélice, quais seriam as forças atuantes? Faça uma comparação entre estas engrenagens.
III. A figura abaixo mostra um trem de engrenagens constituído por um par de engrenagens cônicas com
16 dentes cada uma, um parafuso sem fim com 4 entradas, coeficiente de atrito f = 0,12 e uma engrenagem helicoidal com 40 dentes. Um motor acoplado ao eixo da engrenagem 2 transmite 5,5 kW com 250 rpm (sentido horário). São conhecidos: ângulo de ação = 250. Ângulo de inclinação da hélice=300. Módulos=3,0 mm. Determine:
a) As forças atuantes em todas as engrenagens.
b) A velocidade de saída (na engrenagem 5).
c) O sentido de rotação na engrenagem 5.
d) A potência disponível na árvore da engrenagem 5
Obs. Fazer grupo de três alunos, no trabalho deve constar com o nome dos alunos e o respectivo