Resenha Oleo De Lorenzo
Os pais foram avisados e estranharam o comportamento do filho, que passou a ser agressivo em certos momentos e a ter problemas na audição, então o levaram ao médico e lá descobriram, depois de vários exames, que o menino tinha uma doença da família Leucodistrofia, e a de Lorenzo era a ALD (Adrenoleucodistrofia), que é um defeito congênito no metabolismo, provoca a degeneração do cérebro e só afeta o sexo masculino na infância. O progresso da doença é contínuo e ininterrupto. Essa doença atinge a mielina, que danifica o sistema nervoso e com isso,o corpo vai perdendo as funções, o tempo estimado de vida de Lorenzo era apenas de dois anos. Lorenzo já apresentava o sintoma definitivo, tinha um nível anormal de gordura no sangue, uma cadeia muito longa de gordura saturada. O médico avisa que não tem cura para a doença.
Os pais começam a procurar especialistas e com isso descobrem que a ALD é transmitida pelo cromossomo X, ou seja, pela mãe, que é a portadora.
O estado da doença em Lorenzo piorava a cada dia, e os pais que não se conformavam com as explicações dos médicos na época e nem com a dieta passada para o filho, pois estava aumentando o nível de gordura saturada e debilitava o menino mais ainda, começam a fazer suas próprias pesquisas.
Em Lorenzo, C24 e C26 saturadas, crescem 4x mais que o normal. Com a dieta não ingerindo as gorduras, o corpo produz mais gordura para compensar a falta (biossíntese), por isso que o nível de gordura saturada não parava de subir. Em uma de suas pesquisas, Michaela tem a ideia de ao invés de continuar com a dieta cortando os alimentos, substituir a gordura “ruim” por uma menos maligna para o corpo. Durante um simpósio, descobre que pode usar ácido oleico (C18 monoinsaturado), principal componente do azeite, reduzindo os níveis de C24 e C26. Mas