As filosfias Políticas
A Filosofia é fruto da Antiguidade Clássica, foi criada pelos gregos, o primeiro povo a tentar solucionar seus próprios problemas. Os gregos refletiam sobre as inquietações de suas vidas e buscavam soluções que acreditavam ser eternas e aplicáveis a todas as sociedades.
Inicialmente, a filosofia grega dedicou-se ao entendimento da natureza, seus eventos e fenômenos. Mais tarde, vieram os três grandes pilares da filosofia grega, Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles desencadearam uma série de mudanças nas reflexões filosóficas gregas e, principalmente, colocaram o homem como ponto central de abordagem.
E desde então se começou as reflexões sobre o homem e seus relacionamentos. Conceito
A Filosofia Política foi idealizada e utilizada atualmente para serem colocados através da mesma ideais e práticas sobre os limites e a organização do Estado, as relações entre sociedade e Estado, as relações entre economia e política, o poder do indivíduo, a liberdade, questões de justiça e Direto e questões sobre participação e deliberação. Teorias Medievais VS. Teorias Renascentista
Pensavam que o HOMEM era o centro de tudo(Antropocentrismo).
Renascentista
Medievais
Acreditavam que DEUS era o centro de tudo(Teocentrismo). Pontos em Comum
Embora muitas vezes contrárias as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão.
As teoria medievais são ou diretamente teocráticas ( o poder pertence apenas a Deus, que o concede por um favor especial) ou indiretamente( a origem do poder está natureza social do homem, mas o fundamento último do poder político encontra-se na lei divina revelada).
Enquanto as renascentista
Procuram evitar a ideia de que o poder seria uma graça ou um favor divino e que se encontra determinado diretamente pela lei divina.
Maquiavel
Diferentemente dos teólogos, que partiam da bíblia e do direito
Romano para formular teorias políticas e,