As fases do ciclo vital
O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. Este ciclo desenvolve-se através de um processo de socialização mediante os quais, em contato com outros seres humanos e através da educação, uma criança passa de um modo gradual por diferentes idades e status, como ser capaz e consciente nas formas de uma cultura, até enfrentar a morte como a conclusão de sua existência pessoal.
A importância da idade ou do grupo de idades sempre foi elementar para a identificação social, juntamente com o sexo. Ao contrário deste, a idade vai-se modificando ao longo do tempo e é essa modificação, concretizada em ciclos de vida, que determina estatutos e funções diferentes para os indivíduos.
A Infância: A infância é um período da vida que vai até os 12 anos de idade, quando inicia a adolescência. A definição deste período é correr, cantar, comer doces, é não cansar de brincar. É ter alguém que acompanhe seu desenvolvimento psíquico e físico, que lhe dê carinho, mantenha sua inocência de criança e base familiar.
É um período tão delicado, exige tanta atenção que é preciso:
* Brincar e interagir com outras crianças e dominar suas habilidades motoras;
* Conhecer seus direitos e deveres iniciando seu desenvolvimento;
* Receber alimentação saudável;
* Iniciar sua vida escolar no período correto;
* Estimular imaginação através de histórias e músicas;
* Dormir cedo para uma boa qualidade do sono.
Adolecência: Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o individuo que se encontra entre os doze e vinte anos.
É uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade. È também a fase de