GED 2015
Centro de Ciências Humanas - CCH
Escola de Biblioteconomia - EB
Bacharelado em Biblioteconomia
Resolução da Avaliação
Marcus Vinicius Costa – 20121331201
(marcuscosta.unirio@gmail.com)
Trabalho apresentado como avaliação da disciplina de Gestão de Documentos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia, ministrado pela Professora Sônia Kaminitz na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
2015\01
1. A avaliação de documentos é essencial para a racionalização do ciclo vital.
Para que ocorra uma racionalização integral de documentos de um ciclo vital é de suma importância que esses documentos pertencentes ao ciclo sejam avaliados corretamente, para que se consiga uma melhor organização dos mesmos, tornando-os assim mais fáceis de serem recuperados.
O processo de racionalização dos documentos precisa ser obrigatoriamente coeso e claro, pois é nesse momento, com esse processo, a hora de avaliar os documentos e determinar a posição correta de cada documento (idade\fase), para que se consiga uma boa racionalização.
Sendo assim o ciclo vital dos documentos ou a “teoria das três idades\fases” é composto de diferentes etapas dos quais os documentos passam, desde a sua criação até o momento da sua eliminação, ou até mesmo a seleção para custódia permanente. Com isso temos três idades(fases) dos documentos que estão estabelecidas em função de:
A). O valor do documento.
B). A frequência de uso do documento, nessa fase temos como objetivo a garantia de presença dos arquivistas e as técnicas que os mesmos aplicam para que os documentos recebam o tratamento adequado em cada uma das fases, costumam ser três fases:
Arquivo de escritório (administrativo)
Arquivo Intermediário (administrativo)
Arquivo Permanente (Histórico)
Composição do