Pena de morte
RESUMO
O presente trabalho teve como objectivo aprofundar conhecimentos sobre a ética em diferentes aspectos da sociedade, neste caso na pena de morte. Após o estudo do tema nas aulas e a discussão em grupo foram feitas pesquisas em motores de pesquisa da internet e em livros e/ou revistas com material referente a este tema.
Como resultado obtivemos diversas ideias sobre o uso e a implicação da pena de morte em diversos países assim como a influência e importância que tem nos indivíduos e nos seus direitos fundamentais.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Bioética fomos incitados, pelos docentes da unidade curricular, Prof.ª Crisanta Portugal e Prof. Manuel Azevedo, à realização de um trabalho sobre questões éticas, neste caso a Pena de morte. A actividade iniciou-se no dia 28 de Junho 2013, na sala verde escura da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria.
Nesta atividade foram-nos apresentados vários objectivos essenciais para a realização da mesma: pesquisar e analisar a informação recolhida; sintetizar informação; descrever e interpretar o papel da ética no tema escolhido.
PEQUENA SINTESE DO TEMA
Em modo de conclusão, esperamos, assim, que o trabalho em questão contribua para a nossa formação enquanto enfermeiros e indivíduos de uma sociedade ética e com princípios que permitam o desenvolvimento e o saber estar entre os indivíduos.
HISTÓRIA DA PENA DE MORTE
A pena de morte ou pena capital é a punição máxima imposta pelo Estado. Consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte.
A pena de morte existe desde que o homem surgiu no planeta, e foi registado em vários documentos históricos. Até mesmo na própria Bíblia. No âmbito do Velho Testamento, há