prevençaõ a queda de idosos
Introdução
O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas.
Desse modo, o conceito de saúde para este grupo populacional não pode se basear no parâmetro de completo bem-estar físico, psíquico e social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, mas deve se reger pelo paradigma da capacidade funcional1.
As quedas com pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais, já representam problema de saúde .publica.
A queda pode significar que houve a perda de funções fisiológicas (visão, audição, locomoção). Ou ainda representar sintomas de algum tipo de patologia especifica. Os acidentes por quedas provocam fraturas, traumatismo craniano, e morte dependendo do caso prejudica a qualidade de vida do idoso, provocam sentimento de. de medo, fragilidade e falta confiança.
Frequência e consequências
*o risco de fratura aumenta com a idade
* estudos mostram que 40% das quedas em mulheres com mais de 75 anos, e 28% da quedas em homens com a mesma idade, resulta em fraturas.
* o risco de quedas aumenta com ao avanço da idade e pode chegar a 51% em idosos acima de 85 anos
*mais de dois terços daqueles que tem uma queda, cai novamente nos 6 meses seguintes
*70% das quedas em idosos acontecem dentro de casa.
Como prevenir
*banheiro- use tapetes emborrachados antiderrapante, aumente a iluminação dos locais, não use box de vidro, de preferencia a cortinas e instale barras de apoio na parede, utilize cadeiras de plástico resistentes para tomar banho.
*quarto- use tapetes presos ao chão e não use calçados com solado liso e não insere o chão, evite camas muito baixas e colchões moles, providencie um abajur do lado da cama.
*sala- deixe sempre o caminho livre, evite brinquedos pelo chão, prefira sofás confortáveis e altos e poltronas com apoio para o braço.
*cozinha-