“FASES DO DESENVOLVIMENTO-CICLO VITAL: ANOS PRÉ-ESCOLARES. SEGUNDA INFÂNCIA DE 2 A 7ANOS
Na segunda infância, anos pré-escolares a criança tem um desenvolvimento muito significativo, que deve ser “aproveitado”, da melhor forma possível para o seu desenvolvimento.
A criança percebe que tem nariz, olho, ouvido, braço etc. Ela começa a entender que tem possibilidades e limitações (movimentos), sua representação corporal e seu desenvolvimento é resultado da interação com seu corpo, objetos e ainda dependem de vínculos afetivos.
Nessa fase, seu esquema corporal está em elaboração. Há o processo de lateralização, ou seja, que as coisas estão organizadas segundo a posição de seu corpo, isso também com relação aos objetos.
A preferência da criança aparece, ela decide se será canhota (esquerda) ou destra (direita), depende exclusivamente dela, não se deve interferir nesta escolha, pois a escolha vem da organização cerebral da criança.
A estrutura de espaço temporal surge, quando ela adquire noção de espaço com relação á movimentação humana, com objetos que a rodeiam, ainda por tamanhos, formas, quantidades de objetos em um espaço, entre outros. Nesse momento ela começa a entender os ciclos de sono, quando é manhã, tarde, também quando é hoje ou amanhã, ainda, horas, etc. Fase de total importância, para estimular a aquisição de habilidades psicomotoras, exemplo: jogos, brincadeiras de faz de conta e ainda a linguagem oral, que segundo “Acosta inicia-se entre 24 e 30 meses”, no entanto, nessa fase pré-escolar já se mostra mais criativa, pois, com o passar dos anos as estruturas das frases ficam mais complexas.
O processo cognitivo, passa por uma transição do pensamento sensório-motor para o pré-operatório de 2 aos 7 anos de idade. Há um grande avanço, mas ainda pequeno se comparado com a fase escolar.
As características do pensamento pré-operatório: egocentrismo que é a manifestação do pensamento normal dessa fase. O raciocínio aparece através das vontades e desejos da criança, assim