AS FAMILIAS
III
•
•
•
•
•
•
Ana Patrícia da Silva M. Nascimento
Daiane Cristina Silva Melo
Estefânia dos Anjos Oliveira
Francisca Elizane Santana
Marlucia Pereira de Silva
Kássia Brito Nascimento
INTRODUÇÃO
É de grande importância o papel da assistente social no CAPS III, no que se refere ao atendimento dos portadores de transtornos mentais, uma vez que eles eram isolados da comunidade.
Nas sociedades pré-modernas “a loucura era tratada de formas variáveis, conforme a cultura local; ora como atributo de não humanos, ora como posse de deuses ou demônios, ou transcendência à natureza humana” (Amarante 1996).
Justificativa
A pesquisa sobre a atuação do assistente social no
CAPS III é de suma importância, uma vez que relata a relação assistente social e usuário na área da psiquiatria. É um processo longo, gradativo e dinâmico, mas implica no resgate à cidadania e na retomada de hábitos sociais saudáveis. Através de todo um diálogo com o usuário e seus familiares, a partir da socialização de informações e solicitação de opiniões para que o tratamento se adéque as identificações do usuário.
Objetivo geral:
Relatar as informações adquiridas a respeito da atuação da assistente social no CAPS III
Objetivo específico:
Conhecer melhor o trabalho da assistente social no
CAPS III
Avaliar a importância que a assistente social desempenha com seus usuários no CAPS III
Metodologia
A pesquisa utilizada em nosso trabalho foi exploratória, com o objetivo de aprimora os conhecimentos sobre o tema e explicativa, uma vez que demonstrou-se a função do assistente social no
CAPS III, utilizando-se de diferentes referencias bibliográficas. Referencial teórico
Segundo Vasconcelos foi construído um importante estudo sobre as origens do Serviço Social na psiquiatria, como a primeira especialidade da categoria. Para o autor, o Serviço Social foi influenciado em seus primórdios pelo, movimento de
Higiene