As estrelas que me trairam
Constelações
Prof° Rose
Aluna: Ana Carolina 1° 2
Constelações
O que são constelações?
Constelações são agrupamentos de estrelas aparentes, ou seja, imaginados desde tempos remotos por navegadores, poetas, astrônomos e outros. A princípio, esses observadores atribuíam formas a conjuntos de estrelas, imaginando “desenhos” de pessoas, objetos, animais e etc.
Há aproximadamente 30.000 anos, o céu e seus astros são observados pelos homens, conforme as mais antigas inscrições e construções em pedra que se referem ao assunto. Civilizações antigas como os Maias e Astecas, e povos daBabilônia, China, Índia, Astecas, Maias representaram as constelações nas primeiras cartas celestes, em um modelo bem rústico. Ao que parece, uma das primeiras utilidades da observação das estrelas, e da classificação das mesmas em constelações, foi a de ajudar a identificar as estações do ano.
Algumas constelações nomeadas na Grécia Antiga, como Andrômeda, Unicórnio e Pégasus foram “extintas”. Porém, algumas foram criadas recentemente, como o Cruzeiro do Sul.
A divisão das estrelas do céu em constelações é das partes da astronomia mais antigas. Todas as estrelas pertencem a alguma constelação. Em noites de tempo bom, se pode ver até 1.500 estrelas, mas para pessoas leigas no assunto, identificar estrelas ou constelações pode ser muito difícil.
Como seu conhecimento tem sido utilizado?
As Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas que os astrónomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objectos.
Muitas imagens estão ligadas a histórias mitológicas.
Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, muitas delas, pertencem a constelações.
Devido à posição do Terra em relação ao Espaço, existe constelações que só são visíveis no Hemisfério Norte, Céu Boreal e as que só são visíveis no Hemisfério Sul, Céu Austral.
As Constelações mais populares entre nós são: a Cassiopeia em forma de M ou W; a Orion ou Orionte, um