as emoções e o meio social
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS- ICH
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PERCEPÇÃO E OS SENTIMENTOS
Brasília/DF
2014
Introdução: Sensação é o processo de detectar a energia física do ambiente e codificá-las como sinais neurais (Atkinson, 2002). A nossa percepção é o instrumento que usamos para selecionar, organizar e traduzir as informações e estímulos que recebemos do mundo a nossa volta, ou seja: percepção é a forma que interpretamos os sinais. Para a compreensão dos estímulos não há uma “receita pronta”, mas cada indivíduo tem suas particularidades e formas de captar os sinais. Há de se analisar a forma individual com que a pessoa os entende e percebe (sendo por meio de emoções, hábitos, costumes, convivência diária, cansaço físico ou qualquer outro fator externo ou interno que influencie a forma de captar estímulos).
Dentre os fatores que afetam a percepção de padrões de estímulos, estão incluídas a semelhança, a proximidade, e a continuidade das partes, assim como os aspectos de encerramento e figura-fundo do estímulo, como um todo. A percepção de certos padrões de estímulo depende das caraterística desse padrão. A percepção de unidades como grupos por causa da semelhança ou da proximidade, a tendência para ver as coisas como padrões contínuos em vez de partes distintas ou separadas, e a tendência para realizar o fechamento ou preencher partes em falta ao estímulo, afim de perceber um todo significativo, explicam os fatores do estímulo na organização da percepção. Algumas teorias de percepção sustentam que essas formas de encarar o estímulo são características intrínsecas, não aprendidas ou inatas do indivíduo que o percebe.
Percepção e os Sentimentos Vamos tratar a respeito da nossa percepção e como ela pode ser afetada por nossos sentimentos. Para testar isso, apresentamos a imagem abaixo para 5 pessoas distintas, sem qualquer ligação, com idades de 18 a 25 anos.
Ao