desigualde social na terceira idade
Tema: Desigualdade Social na Terceira Idade
Introdução
Esse trabalho reflete sobre o fato dos idosos que enfrentam a desigualdade no trabalho, e no seu meio social. O preconceito com a classe idosa muitas das vezes sai abandonados sendo excluídos por familiares, no campo de trabalho é mais difícil de conseguir empregos, pelo fato de as pessoas os considerarem incapazes de fazerem as coisas com tanta habilidade quanto uma pessoa mais jovem. Contanto os idosos sofrem para conseguirem um emprego melhor, um salário cada vez melhor, porque a sociedade os considera incapazes.
Trabalho Na Terceira Idade
E Desigualdade Social
Ele não obteve progressos na ação com a idosa, visto que nessa fase da vida ela se mostra isolada do círculo familiar e social, sendo assim o profissional não se sentia capaz de resgatar a sua historicidade. Seu trabalho tinha pouca expectativa de efetivação com a certeza da não finalização da sua prática devido à representação negativa da velhice, como tempo de “espera da morte”.
Essa incapacidade de Paul em desenvolver sua prática estava relacionada ao seu preconceito com a classe idosa, nos mostrando o panorama funcionalista da ação profissional naquela instituição. Nesse contexto histórico, apesar de se iniciar o movimento crítico dialético, a hegemonia era funcional com uma prática tecnocrática.
Assim, no enfrentamento das questões relacionadas ao idoso, é urgente ao serviço social conhecer verdadeiramente as determinações presentes no âmbito do trabalho com idosos e suas famílias, que por inúmeras vezes os abandonam e os excluem como aconteceu com Winnie.
A construção deste trabalho se desenvolve acerca das mudanças ocorridas na instituição família, onde através dessa reflexão poderemos entender a exclusão que os idosos sofrem por aqueles que deveriam prover pelo seu amparo, juntamente com o Estado como