ATPS ETAPA 1 E 2 MILENA
CURSO DE PEDAGOGIA - 3º SEMESTRE
DISCIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
PROFESSORA: MILENA FAYAD LOPES
ATPS
ETAPA 1 E 2
CAMPO GRANDE-MS
ABRIL/2015
ETAPA 1 – Aula-tema: Desenvolvimento de Competências sociais em crianças. O estabelecimento de relações positivas com as crianças.
PASSO 1 – Pesquisar sobre o tema: Desenvolvimento Social.
Capítulo 5 – Apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem emocional da criança
De onde vêm as emoções?
Cada tipo de emoção é desencadeado por eventos internos ou externos que enviam sinais para o cérebro e o sistema nervoso central. Como resultado, a pessoa fica excitada e o corpo responde com alterações fisiológicas. Em muitos casos, o coração bate mais rápido, as mãos suam ou a garganta pode ficar seca. Essa é a parte física da emoção. Tais emoções são acompanhadas por alterações observadas na expressão facial, postura, voz e movimento corporal. Ações como sorrir, franzir a testa e rir são sinais visíveis de como as pessoas se sentem.
Por que as emoções são importantes
As emoções infantis abrangem desde alegria e carinho até raiva e frustração. Algumas emoções são agradáveis, algumas não são, mas todas desempenham um papel fundamental na vida das crianças. Em seu nível mais fundamental, as emoções ajudam a criança a sobreviver. As emoções fornecem à criança informações sobre o seu bem-estar (Lewis, 2007). Isso resulta frequentemente na tomada de algumas medidas, por parte da criança, para manter ou alterar seu estado emocional. As emoções positivas indicam que está tudo certo com o mundo e estimulam a criança a continuar ou repetir experiências prazerosas. Entretanto, algumas emoções sinalizam descontentamento, infortúnio ou perigo. As emoções ajudam a criança a interpretar o que está acontecendo com ela, e indicam sua adaptação às novas circunstâncias. Além disso, as emoções servem como uma forma de comunicação. Exibições emocionais, como sorrir ou chorar, são a