As Duas Faces dos Problemas Ambientais
A questão do meio ambiente: desafio para a construção de uma perspectiva transdisciplinar, do geógrafo Milton Santos, traz um conjunto de ideias para a análise dos problemas ambientais com, se não um novo enfoque, mas um outro tipo de visão não apenas técnico para esses problemas, mas sim com uma visão holística, ressaltando o entorno dos problemas, o ambiente social em que eles acontecem e suas interações com os objetos técnicos-científicos.
A análise começa enfatizando que devemos nos atar aos fatos históricos que antecedem aos problemas, de modo a conhecer os elementos formadores, avaliados juntamente com o presente e o futuro.
Dando prosseguimento, se enfoca que os agravos ao meio ambiente, não passa do modo de vida do homem, sendo que isso passa pelo confronto entra a dinâmica da história e a vida no mundo, sendo que isso tudo se acelera quando o homem inicia o processo de mecanização, tendo como objetivo dominar o planeta.
Logo após, o autor se posiciona quanto à questão técnica, ressaltando sua importância para construir um ponto de referência básico para o entendimento da problemática, para que possa servir de base para a constituição de um saber interdisciplinar.
Os problemas ambientais, segundo o autor, podem ser vistos de vários ângulos, como ele próprio cita, uma visão ideológica, uma visão puramente econômica ou uma preocupação exclusivamente tópica.
Sendo assim, devemos explorar todas as dimensões da problemática ambiental que nos rodeia, desde os aspectos técnicos até o meio cultural e político, além da sua relação histórica no mundo e dos lugares. São essas interações, entre o homem e o local, entre os homens, o uso de objetos técnicos que, juntamente com uma exploração metódica, se tornariam bases fundamentais para uma melhor análise e um trabalho interdisciplinar.
Lucas Pereira Xavier.