Responsabilidade Social e ambiental
PRISCILA APARECIDA PROTSCH DE OLIVEIRA
5193600509
TRAJETÓRIA DA SUSTENTABILIDADE: DO AMBIENTAL AO SOCIAL, DO SOCIAL AO ECONÔMICO.
ELIMAR PINHEIRO DO NASCIMENTO
CAMPO GRANDE – MS
2014
1. O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘ três folhas’, mas cinco”. (pag. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
No artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, o autor Elimar Pinheiro relata que as três dimensões da sustentabilidade não são suficientes, são elas:
Ambiental
Econômica
Social
Sendo necessário o complemento das dimensões, cultural e politica.
Dimensão Ambiental: trata-se do consumo consciente dos recursos naturais, para que os ecossistemas possam voltar ao seu estado natural.
Dimensão Econômica: trata-se de uma inovação tecnológica, para que venhamos utilizar outros meios de energias, para não utilizarmos somente as energias fosseis como o carvão, petróleo e gás.
Dimensão Social: conjectura que todos os cidadãos tenham uma vida digna, e que ninguém adquira bens, recursos naturais e energéticos que sejam maléficos a outros.
Dimensão Cultural: não é possível haver uma mudança no estilo de vida das pessoas, se não houver uma reformulação de cultura, pois as pessoas não estão sendo educadas para viver em um mundo sustentável, e só iremos conseguir mudar esse modo de pensar e agir com a educação.
Dimensão Politica: a politica se faz extremamente necessário no âmbito da sustentabilidade, principalmente nas relações exteriores, no tocante de acordos e tratados com outros países, pois cada país tem seus problemas e se a politica for excluída fica impossível tratar desses assuntos.
2. Embora existam essas outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade,