Responsabilidade social e ambiental
A Responsabilidade Social em uma corporação representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo hoje um fator tão importante para as empresas como a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços, marca comercialmente forte etc. Estudos mostram que atualmente mais de 70% dos consumidores preferem marcas e produtos envolvidos em algum tipo de ação social.
A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários.
Os Projetos de responsabilidade social e ambiental podem desenvolver projetos de inclusão de jovens carentes ao ambiente de trabalho, sendo treinados. Praticando a coleta seletiva e diminuindo assim os impactos ambientais. Projetos que beneficiem instituições carentes.
Ex: A GM, em parceria com os sistemistas e a GR (prestadora de serviços na área de alimentação) lançou a Campanha "Seja 10 Contra o Desperdício", que tem como objetivos conscientizar os empregados sobre o não-desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, beneficiar instituições carentes. A Campanha funciona da seguinte maneira: cada bandeja entregue sem sobras é trocada por uma ficha que representa 10g de alimento não perecível in natura e é depositada em uma urna. Ao final de uma semana, as fichas são contadas e calcula-se quantos quilos de alimentos serão