responsabilidade social e ambiental
V EPCC
Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar
27 a 30 de outubro de 2009
O PAPEL DA CONTABILIDADE AMBIENTAL, A IMPORTÂNCIA DA
CONSCIENTIZAÇÃO DAS EMPRESAS PARA UM DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA YPÊ
Clóris Patrícia Pimenta
RESUMO: O estudo deste tema, tem por objetivo colaborar com a divulgação e o conhecimento das empresas sobre a importância de uma gestão responsável e a adoção da contabilidade ambiental como instrumento de apoio ao desenvolvimento sustentável das organizações. A fundamentação teórica evidencia abordagens como: a relação da empresa e do capitalismo com o meio ambiente, através da contabilidade ambiental, a importância do balanço ambiental e as atividades de uma empresa com responsabilidade socioambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, trabalhando com dados obtidos através do site da empresa Ypê. O estudo foi realizado do tipo descritivo, tratando os dados de maneira qualitativa.
Finalmente, concluiu-se que a contabilidade não resolverá os problemas ambientais, mas devida sua capacidade de fornecer informações importantes, ela pode auxiliar as empresas a minimizar e procurar soluções para este problema.
Palavras - Chave: Contabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Ambiental, Empresa.
1 Introdução
A contabilidade como ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente. Especificamente, tal conjunto de informações é denominado de “contabilidade ambiental”.
A construção de uma relação ética das empresas com seus acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade e governo é o foco do desenvolvimento sustentável das empresas ecologicamente corretas. Além de conduzir os negócios com metas compatíveis com o desenvolvimento