ciencia
Alice Dantas Brites, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
07/12/200713h01
Comunicar erroImprimir
Cada vez mais as pessoas se conscientizam da necessidade de proteger o meio ambiente e de buscar formas de estimular o desenvolvimento econômico e social sem prejudicar a natureza. Ao conjunto de atitudes, técnicas, leis e projetos que têm como objetivo promover o desenvolvimento sem degradar o ambiente dá-se o nome de desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável refere-se ao uso dos recursos naturais de forma a respeitar seus limites e o seu tempo de recuperação, para que seja possível usufruí-los sem esgotá-los.
Esta nova forma de enxergar o mundo já está chegando às grandes empresas e fábricas. As preocupações ambientais e a pressão da população por demonstrações de respeito à natureza tornam cada vez mais comum que as grandes organizações passem a adotar estratégias sustentáveis de produção. É nesse cenário que surgem termos como "mercado verde" ou "produtos verdes" e também a certificação ambiental
'Produtos verdes'
Os chamados "produtos verdes" são aqueles desenvolvidos de forma a minimizar os impactos ambientais de sua fabricação. Isso indica que a fábrica que produz um "produto verde" toma uma série de cuidados, como, por exemplo, se preocupar com a origem do produto, com a emissão de gases poluentes durante sua fabricação e, em muitos casos, até mesmo com a embalagem na qual ele é vendido.
Para essas empresas, o envolvimento com o mercado verde também é uma estratégia de propaganda. Isso porque a crescente conscientização ecológica da população faz com que os consumidores busquem e optem cada vez mais por produtos ou empresas que demonstrem preocupações ecológicas.
Imaginando uma situação bem exagerada, fica fácil entender essa preferência. Se pudéssemos escolher, na prateleira de uma loja, entre um produto cuja fábrica desmatou uma