Estratégia Empresarial
Introdução
Súmulas dos Artigos
Strategy & Society: The link between competitive advantage and corporate social responsibility
The for Benefit-enterprise
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Actualmente, as organizações são o motor do desenvolvimento económico, tecnológico e humano. No entanto, estas organizações só realizam plenamente a sua função quando se preocupam com factores ambientais, sociais, dos direitos humano, combate à corrupção e respeito por valores éticos defendidos pela sociedade em que se inserem estas mesmas organizações. A mentalidade que as sociedades têm do que é uma organização está, cada vez mais, a deixar de ser aquela que defende que as organizações apenas acrescentam valor a uma comunidade através do lucro económico que apresentam, mas também através do impacto social que têm.
Responsabilidade Social das Empresas trata-se da integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interação com todas as partes interessadas. Ninguém pode assim obrigar a empresa a agir socialmente, a não ser que esta queira (apesar de muitas sanções e penalizações caso não se cumpra certo número de regras, e dos benefícios que a responsabilidade assegura). No entanto, contribuir para a sociedade de forma positiva assegura e aumenta a competitividade, melhorando em simultâneo a qualidade de vida dos trabalhadores e das suas famílias, bem como de toda a comunidade local e sociedade em geral.
Para melhor compreender esta problemática, no presente trabalho, inserido no âmbito da unidade curricular de Estratégia Empresarial, da licenciatura de Gestão do ISCTE-IUL, são apresentadas as sínteses de quatro artigos relacionados com este tema, assim como uma análise crítica dos mesmos.
Protecção às Aquisições e Atenção da Empresa aos Stakeholders
Tendo como base a legislação e protecção das empresas face às aquisições hostis, este estudo procura mostrar como uma mudança exógena de