As Divis Es Regionais Do Brasil
Divisão oficial do IBGE:
Norte: é a mais extensa das regiões brasileiras, ocupando quase metade do território, e a menos povoada. Tem como principal característica a presença da floresta Amazônica. Apresenta altas temperaturas e alto índice de pluviosidade.
Nordeste: é caracterizada pela existência de grandes contrastes naturais, sociais econômicos. Por razões históricas, grande parte da população encontra-se na faixa litorânea. O interior, dominado pelo clima semiárido, é bem menos povoado. Apresenta vários atrativos turísticos.
Centro-oeste: é a região menos populosa, concentrando apenas cerca de 7% da população brasileira. Caracteriza-se por ser uma região de fronteira econômica, impulsionada pelo desenvolvimento de uma agricultura e pecuária moderna.
Sudeste: é a região mais populosa, desenvolvida e industrializada do país. É também a região mais urbanizada com cerca de 90% de população vivendo em cidades. É a região mais rica e com maior participação no PIB nacional. Apresenta muitos problemas sociais, principalmente nas grandes cidades.
Sul: região menos extensa do país, apresentando como características marcantes o clima subtropical, a agropecuária diversificada e uma importante produção industrial.
Os 4 brasis:
Região concentrada: composta de um denso sistema de relações, em função dos elevados índices de urbanização e do alto padrão de consumo das empresas e de parte das famílias. O centro da tomada de decisões.
Região centro-oeste: presentes algumas características da modernização em particular a agropecuária mecanizada. Produção de mercadorias agrícolas destinadas à exportação. Também está integrada á globalização.
Amazônia: região de baixa densidade populacional e com poucos recursos tecnológicos. São raras as áreas reservadas à agricultura mecanizada e a outras atividades mais modernas.
Nordeste: mais antiga área de povoamento do Brasil, de modo geral sempre teve precária circulação de pessoas, produtos, informação e