AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA APRENDIZAGEM
Caique de Jesus Silva
Prof.ª Adélia Januth Quaresma
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0787) - Psicologia Geral e da Educação
26/11/2013
RESUMO
O termo "dificuldades de aprendizagem" (DA) se refere a um grupo de desordens relacionadas a dificuldades no desenvolvimento da fala, audição, leitura, escrita e raciocínio matemático, afetando o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Segundo alguns artigos pesquisados sobre o tema, as principais dificuldades de aprendizagem (DA) presentes no ambiente escolar são: a dislexia, relacionada à falhas na aquisição da leitura; a disgrafia: relacionada à dificuldades no desenvolvimento da escrita; e a discalculia, relacionada à dificuldade no raciocínio matemático. Observou-se que as dificuldades de aprendizagem podem se manifestar em indivíduos considerados normais, e que a maioria dos educadores são leigos sobre o assunto, fator este de grande impacto. Desta forma, constatou-se que é de fundamental importância a conscientização dos professores sobre o assunto, para que eles possam identificar e intervir, ou se for mais grave, orientar aos pais ou responsáveis dos alunos a procurarem um atendimento de um profissional especializado na área, como um psicopedagogo.
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Ambiente Escolar. Professores.
1 INTRODUÇÃO
As dificuldades de aprendizagem (DA) se tornam cada vez mais presentes no ambiente escolar, fato este que se transformam em empecilhos para o ensino-aprendizagem. A qualidade do aprendizado é prejudicada, o que pode ocasionar a repetência e evasão de muitos alunos.
Moysés e Colares (1992), definem que as dificuldades de aprendizagem (DA), estão relacionadas à falhas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. A Psicologia da Educação busca contornar essa situação que têm impactos tanto no aprendizado do