PROJETO DE PESQUISA LETRAS
TÍTULO: “As dificuldades encontradas na aprendizagem durante a alfabetização”
AUTOR: ALESSANDRA, BÁRBARA., FERNANDA, MARIA JOSÉ NEVES VASQUES, ROSANA,
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
POLO: JUNDIAÍ/SP
LINHA DE PESQUISA: LINHA 3 – LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO E APRENDIZAGEM
JUSTIFICATIVA:
A aprendizagem vem sendo estudada cientificamente desde o século passado, embora tenha tomado maior espaço e relevância no meio acadêmico entre as décadas de 1950 e 1970. Junto com os avanços obtidos com as pesquisas, diversos conceitos foram apresentados como uma tentativa de melhor explicar a aprendizagem e como se dá o seu processo. Apesar de existir diferentes conceitos, todos eles concordam que a aprendizagem implica numa relação bilateral, tanto da pessoa que ensina como da que aprende. Dessa forma, a aprendizagem é melhor definida como um processo evolutivo e constante, que envolve um conjunto de modificações no comportamento do indivíduo, tanto a nível físico como biológico, e do ambiente no qual está inserido, onde todo esse processo emergirá sob a forma de novos comportamentos.
(Fontes, 2015)
Considerar as dificuldades de aprendizagem um problemas estritamente a criança e ignorar os reflexos das dificuldades de ensino, é uma visão limitada e que compromete não sé a abordagem, mas as medidas didático pedagógicas que serão implementadas. Quando falamos dos tipos de dificuldades de aprendizagem, portanto, é possível citar inúmeros fatores a elas relacionados, alguns envolvendo diretamente os elementos do processo de ensino-aprendizagem outros não.
É importante salientarmos que a sala de aula é um locus da diversidade, o fato de não haver, alunos com as dificuldades aqui abordadas, não significa que se tenha uma sala homogênea e no entretanto, discentes que apresentam algum transtorno de aprendizagem necessitam de atividades ainda mais diversificadas e mais tempo para construir se conhecimento.
As dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos