Resumo historia
A Inglaterra passara por um momento denominado PAX BRITÂNICA, consolidada pela Era Vitoriana, época marcada por uma paz, tranquilidade e expansão marítima Inglesa. Isso vai acontecer por conta da união entre as oposições politicas (Whigs e Tories), sendo que essa adotou uma política que atendesse a algumas reivindicações politicas populares e assim evitou muito dos movimentos sociais. Dentro desse contexto surgiu, ainda, a Sociedade Fabiana, que pretendia atingir melhorias sociais por meio do voto. E é no final do século XIX que a Irlanda do Sul (Eire) começa a lutar para se separar do Reino Unido, por questões religiosa e sentimentos nacionalista, o que só veio a acontecer em 1949.
Enquanto a Inglaterra vivia internamente em paz, na França acontecia vários conflitos internos. Com a restauração dos regimes políticos impostas pelo Congresso de Viena, o retorno do absolutismo e a volta de Luix XVII ao poder fica marcada pela instabilidade, principalmente pela população francesa já ter passado por uma monarquia constitucional e já ter tido a liberdade de voto. Carlos X tentará consolidar de vez um absolutismo, fracassando na missão, quem entra em seu lugar é Luis Felipe, sendo mais absolutista ainda, proibindo as manifestações. A fome na época era exorbitante, já que houve a praga das batatas, e as insatisfações populares maiores ainda, para discutir politica os insatisfeitos passam a se reunir em baquetes, o rei descobre e os proíbe também, surge então a revolução de , trazendo Luiz Bonaparte para o poder.
Inicialmente Bonaparte só governaria provisoriamente, mas se aliando a burguesia e setores do exército, ocorre um golpe, e então forma-se o segundo império. Ficou caracterizado pela expansão econômica , reforma de paris para evitar barricadas e politicas Intervencionistas.
Como é de costume, para mostrar seu poder e influência, grandes