As dificuldades dos docentes frente ao aluno com necessidades educativas especiais
RESUMO
O tema inclusão de alunos com necessidades especiais tem sido um grande desafio não só para as políticas públicas educacionais bem como para toda a sociedade. Através dessa discussão são criadas estratégias e possibilidades de minimizar a desigualdade social e oferecer oportunidade àqueles que de uma forma ou não estão inseridos, seja no contexto educacional ou social. Neste contexto,a escola tem papel fundamental na formação das crianças, adolescentes e jovens e a discussão sobre esse novo paradigma da sociedade contemporânea.
Diante dessa realidade e da postura ainda tradicional de ensino, as escolas devem urgentemente reconhecer a necessidade de colocar em análise e discussão sua organização curricular, considerando os conteúdos, as atividades de ensino-aprendizagem, recursos materiais, equipamentos e inclusive a forma de avaliação. A relevância deste projeto está exatamente em ser mais um que vem a somar na discussão de alternativas para o enfrentamento de diversas barreiras ainda encontradas pelos profissionais, pessoas com deficiência e familiares.
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Formação de Professores, Pessoas com Necessidades Especiais.
INTRODUÇÃO
Este artigo vem abordar e discutir como vem acontecendo a inclusão escolar, pois atender crianças com necessidades especiais, pois atender crianças com necessidades especiais não quer dizer apenas ingressá-las na escola, mas sim fazer com que ela se integrada na sociedade como uma pessoa que aprende e como um cidadão comum.
Em outros tempos, os conhecimentos e habilidades eram passados de geração a geração, de acordo com a cultura e função social da família. A partir das mudanças sócio-econômicas, novas formas de perceber o “ensinar” foram transformando e democratizando os conhecimentos que antes eram restringidos pelos núcleos familiares e classes sociais.
Diante desta