As diferentes linguagens
A palavra comunicar vem do latim “comunicare”, que significa pôr em comum. A palavra associa-se, portanto, à idéia de diálogo, seja com o outro , seja consigo mesmo.
A comunicação surge da necessidade de trocar sentimentos e experiências e se faz por meio da linguagem. Assim se constrói a cultura.
A linguagem é um sistema universal de signos. É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A nossa língua não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade? Há vários tipos de linguagem: a matemática, a artística (musical, arquitetônica, teatral, cinematográfica, etc), a gestual, a visual, variando desde a verbal até a não-verbal.
A linguagem verbal usa signos lingüísticos – palavras.
A linguagem não-verbal utiliza outros signos que não os lingüísticos.
Linguagem não-verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas utilizar-se de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não-verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Para Rocha Lima:
A língua é um código verbal construído coletivamente por uma nação ou comunidade.
Língua – sistema, conjunto